Suor Noturno

Suor noturno

por Dra. Camille Donnabella


Essa é uma questão muito comentada entre as mamães, porém pouco questionada aos pediatras, pois a maioria já entende que é “normal”.

Mas você sabe porque seu bebê apresenta grande quantidade de suor durante a noite?


Uma certeza temos, seu filho não passou a noite brincando e correndo para que apresente tanto suor a ponto de acordar molhado. Porém já foi tentado de tudo e mesmo assim ele continua passando por isso. Sabe o que acontece? A causa desse suor todo não é o calor, e sim, o fato do seu bebê ter passado pela fase de sono profundo (conhecida como fase 3 do sono N-REM), quando passa por esse momento é normal que o bebê transpire sem que absolutamente nada de errado esteja acontecendo. E tudo isso independente da temperatura do local, por isso que nem o ar condicionado resolve! Conseguimos perceber quando o bebê está passando por isso, pois a respiração dele fica mais lenta, os músculos relaxam e o rostinho fica bem tranqüilo que nem parece aquele bebê que vai acordar jajá chorando querendo mamar. O que faz com que seu sono, mãe, não seja reparador apesar do seu bebê estar tendo um.

Importante lembrar que é preciso verificar se o seu bebê não esta muito aquecido também ok? Observe se após 30 minutos do inicio do sono ele começa a apresentar as orelhas quentes e vermelhas e se já começa a suar na região da nuca, caso isso aconteça, provavelmente ele está superaquecido e é necessário que se coloque uma roupinha mais leve. Caso o seu bebê não apresente todo esse suor noturno, tudo bem, não há nada de errado com ele, ok?

Também existe outro motivo que leva o bebê a apresentar suor, o fato de que apesar de nascerem com as glândulas do suor, elas ainda não estão ativas. Conforme o tempo for passando elas vão sendo ativadas da cabeça para as extremidades. A maioria das mamães percebem essa evolução durante as mamadas, pois mamar exige do bebê muito esforço e esse esforço faz com que eles transpirem muito pois ainda não tem o controle térmico maduro.

Mas fiquem atentos caso o seu bebê apresente dificuldade para respirar ou fique com o lábios roxinhos além de apresentar o suor. Caso isso aconteça é necessário procurar uma avaliação médica. Espero que tenha ajudado de alguma forma. Até a próxima.

Dra. Camille Donnabella


Residente de Pediatria
R. Bartolomeu Peranovich, 274
Centro, Atibaia - SP, 12940-610
(11) 4412-2525