Sono Seguro

Você sabe a maneira mais segura de colocar o seu bebe para dormir?

por Dra. Camille Donnabella


Existem algumas recomendações feitas pela Academia Americana de Pediatria que você deve fazer para que o seu bebe tenha uma noite de sono mais segura.

Seu bebe sempre deve dormir de barriga para cima, nunca de lado nem de barriga para baixo. Mesmo aquelas crianças que apresentam doença do refluxo gastroesofágico, que não tenham alterações na proteção das vias aéreas, devem ser mantidas nessa posição.

Usar uma superfície firme para dormir. O colchão deve ser adequado para o berço e aprovado pelas normas de segurança, deve ser coberto por um lençol de elástico e sem objetos soltos. Atenção: a superfície não deve se deformar quando a criança é colocada sobre ela. O bebê não deve passar a noite em uma cama ou carrinho ou cadeirinha de carro.

Os bebes não devem dormir na cama dos pais. Lembrando que é recomendado que até 1 ano ( no mínimo 6 meses) os bebês devem dormir no quarto dos pais, porém em superfícies separadas. Principalmente se o bebê for menor de 3 meses, a superfície for excessivamente macia, possuir acessórios, os pais forem tabagistas (mesmo que não fume na cama) ou se a mãe tiver fumado durante a gestação, se os pais apresentarem algum nível de despertar alterado e se o bebê estiver compartilhando a cama com alguém que não seja seus pais.

Cama segura. Não deve ser colocado travesseiros, colchas, edredons e outras superfícies macias sobe o bebe nem soltos no berço. Dispositivos de posicionamento e protetores de berço também não são aconselhados pois podem causar sufocamento.

Amamentação


O aleitamento materno é um fator de proteção contra mortes infantis relacionada ao sono, principalmente quando realizado de forma exclusiva até os 6 meses de idade.

E os bebês que usam chupeta? É aconselhado a oferece-la nos cochilos diurnos e no momento do deitar a noite. Não devem ser usadas penduradas no pescoço, nem presas em sua roupa. Também não deve insistir no uso da chupeta caso a criança recuse. Caso a criança solte a chupeta durante o sono, não é necessário recolocá-la. E em crianças em aleitamento materno, deve ser oferecido somente após a estabilização completada da amamentação.

Superaquecimento deve ser evitado assim como cobertura da cabeça em bebês. É mais adequado ajustar o aquecimento com as próprias roupas do bebe descartando o uso de cobertores e outros objetos.

Realizar um pré-natal adequado, evitar uso de álcool, drogas ilícitas e tabagismo durante a gestação e após o nascimento do bebê também são medidas que tornam o sono mais seguro.

Não deve ser usado monitor infantil, não há evidências do seu benefícios.

Fiquem atentos nessas formas simples de tornar a noite de sono do seu filho mais segura e a dos pais mais tranqüilas. Não se esqueça de consultar o pediatra regularmente e tirar todas suas dúvidas.

Dra. Camille Donnabella


Residente de Pediatria
R. Bartolomeu Peranovich, 274
Centro, Atibaia - SP, 12940-610
(11) 4412-2525