Janeiro Bronze

Janeiro Bronze: cuidados com as crianças no verão!

por Dra. Camille Donnabella


A Sociedade de Pediatria de São Paulo promove no mês de janeiro a campanha janeiro bronze, atentando para os cuidados que devemos ter com todas as crianças nesse mês onde a exposição ao sol se intensifica.

- Usar protetor (contra UVA e UVB) em todas as crianças acima de 6 meses, pelo menos 30 min antes da exposição solar. Devendo ser reaplicado a cada duas horas e após todas as vezes em que a criança ficar imersa na água (seja piscina ou mar).
- Não expor a criança ao sol entre as 10h e as 16h, pois há predomínio da radiação ultravioleta B, que é o principal responsável pelo desenvolvimento de câncer de pele na idade adulta.
- Cuidado redobrado em relação a hidratação da criança. Ofereça mais vezes água para o seu filho e se você tem um bebê que mama exclusivamente no peito, é normal que ele mame mais nesse período, ofereça mais também! Lembrando que não é necessário oferecer água caso esteja nessa condição, pois o leite materno possui a quantidade de água suficiente e necessária para o seu bebê.
- Lembre-se de checar a procedência da água que você vai oferecer para o seu filho, pois é nessa época que as famosas viroses tornam-se queixas mais comuns.
- Mesmo que seu filho esteja na sombra de um guarda sol, é necessário atenção, pois os raios refletem na areia ou cimento e queimam da mesma forma. Por isso o uso de bonés e roupas de praia com fotoproteção aumentam a segurança e a liberdade dos seus filhos que aguardam ansiosos por essa época.

Um ótimo verão para você e toda sua família, com muito amor, cuidado e proteção!

Até a próxima

Dra. Camille Donnabella


Residente de Pediatria
R. Bartolomeu Peranovich, 274
Centro, Atibaia - SP, 12940-610
(11) 4412-2525