Arroto

Assaduras

por Dra. Camille Donnabella


A dermatite de fraldas, ou as famosas assaduras, são motivos de grande angústia para os pais, pois até os 2 anos de vida 25% das crianças apresentarão esse problema.

Essa lesão que aparece nos bebês é ocasionada por diversos fatores como aumento da umidade, pH elevado, enzimas fecais e microorganismos que se desenvolvem pela condição ideal pela oclusão. A irritação também pode ocorrer pela limpeza e princiapalmente pela utilização de leços úmidos contendo álcool ou sabões com pH alcalino, acreditam??

Pois é, o lencinho umidecido nem sempre é o mocinho da história, pelo contrário, ele pode ser o pior vilão!

Dra, o que podemos fazer então?


O ideal é investir na prevenção das assaduras! E aqui vão algumas dicas:
- Lavar sempre as mãos antes e depois de trocar as fraldas.
- Assim que a criança urinar ou evacuar, trocar a fralda o mais breve possível. Em recém-nascidos o ideal é trocar a cada duas horas e trocar pelo menos uma vez a noite. E no caso do lactente deve-se trocar a cada 3-4 horas.
- Higiene: não esfregar, limpar o períneo de frente para trás SEMPRE! E não remover a camada inteira de creme, caso não haja resíduos, poise la serve como barreira de proteção.
- Deixar a região perineal exposta a oar um tempo por dia.

Mas Dra, caso meu filho tenha, o que devo fazer?


Para tratarmos a dermatite de contato é necessário que a troca de fralda aconteça com maior frequencia, se puder, escolher uma fralda que tenha um poder de absorção maior, pois o contato com a urina piora a assadura. A limpeza deve ser feita de forma suave, com agua fria ou morna e sabonetes líquidos, sem esfregar a pele, ok? Outra dica imporntante é o uso de oleo, seja oleo de girasol, de amendoas ou até o dersani, eles hidratam e criam uma barreira ótima impedindo que a lesão tenha contato com outros microorganismos ajudando muito no tratamento!

Lembre-se sempre de procurar orientação do seu pediatra em caso de dúvidas, ok?

Espero te ajudado, até a próxima!


Dra. Camille Donnabella


Residente de Pediatria
R. Bartolomeu Peranovich, 274
Centro, Atibaia - SP, 12940-610
(11) 4412-2525