Arroto

Qual a importância do arroto?

por Dra. Camille Donnabella


Durante as mamadas os bebês tendem a engolir um pouco de ar, e esse ar é preciso ser colocado para fora para que diminua o desconforto gerado pelos gases ou impedir que o bebê apresente uma distensão abdominal além do normal. Portanto é importante para que o bebê durma de forma mais tranqüila e consequentemente a mãe também!

Quando devo colocar meu bebê para arrotar?


Deve-se colocar o bebê para arrotar ao longo do dia, durante a mamada entre a troca de um seio para o outro e após as mamadas. Caso seu bebê esteja usando fórmula, o ideal é que ele seja colocado para arrotar durante a mamada e após o término também.

Quando eu sei que meu bebê engoliu ar e precisa arrotar?


Se o seu bebê apresenta-se irritado ou reclamando após ter mamado um pouco, o ideal é que você interrompa a mamada, coloque seu bebê para arrotar e retome depois, pois se ele estiver irritado a chance dele engolir mais ar é maior, o que vira um ciclo de irritação e angústia até que por fim ele vomite o leite.

Qual o jeito certo de colocar meu bebê para arrotar?


Como em quase todas as áreas relacionadas aos bebês, não existe jeito certo. É necessário se adequar de acordo com cada bebê, alguns preferem sentados, outros deitados no colo de barriga pra baixo recebendo uma leve massagem nas costas e outros com a cabeça deitada no ombro dos pais. Deixe o bebê nessa posição por no máximo 5 minutos, caso ele não arrote, provavelmente não irá arrotar, pois não deve precisar mesmo. A grande maioria engole pouco ar e não precisa arrotar por mais que você ajude ou insista.

Importante lembrar sobre a pega adequada, os bebês que não arrotam tem uma chance menor de estarem com a pega errada! Por último, é necessário que se coloque o bebê para arrotar até que ele esteja sentando firme, para aqueles que precisam. Portanto pode continuar enquanto seu bebê apresentar desconforto após as mamadas, para assim ter um sono tranqüilo!

Qualquer dúvida, converse com o seu pediatra!
Espero que tenha ajudado.
Até a próxima.

Dra. Camille Donnabella


Residente de Pediatria
R. Bartolomeu Peranovich, 274
Centro, Atibaia - SP, 12940-610
(11) 4412-2525