Introdução Alimentar

Quando começar?

por Dra. Camille Donnabella


Pois é, chegamos ao assunto que mais gera dúvidas e inseguranças nos papais, a introdução alimentar.

A primeira coisa que preciso dizer é que nenhum bebê com estado de saúde normal precisa receber qualquer tipo de alimento antes dos 6 meses de vida, ok?

Até os 6 meses os bebês só precisam de leite, seja ele materno ou fórmula na impossibilidade do leite materno. Atenção mamães, isso é MUITO importante, é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria. Seu bebê não precisa e não deve receber outra coisa que não seja o leite antes dos 6 meses!!

Entendido isso, vamos ao próximo passo: a introdução alimentar deve-se iniciar quando o bebê tiver os 6 meses completos E os sinais de prontidão.

Não é um OU o outro, são os dois!! Se o seu filho tem 6 meses mas não apresenta os sinais de prontidão (vou falar sobre eles), ainda não está na hora. E se ele apresenta todos os sinais de prontidão mas ainda não completou os 6 meses, também não está na hora ainda, ok? Mantenham-se calmas e pacientes, essa hora vai chegar!

Mas Dra porque esperar tanto?

Porque esperar os 6 meses? Porque é o período onde sabemos que o sistema digestivo já está apto para receber alimentos. Isso não tem como ser avaliado ou testado, e é por isso que deve-se esperar o tempo certo e ter certeza, para garantir a maturidade interna.

E porque aguardar os sinais de prontidão? Porque são os sinais externos de que o bebê tem maturidade e está pronto para começar a conhecer o alimentos.

E quais são os sinais de prontidão:
- Senta com o mínimo de apoio ou pouco.
- Controle de cervical bem firme.
- Sinal de protusão de língua diminuído.
- Interesse pelo alimento.
- Saber pegar objetos e levar à boca.

É necessário que o bebê tenha os 6 meses completos e todos o sinais de prontidão para iniciar a introdução alimentar com segurança. Certo?

Lembrando que nos bebes prematuros deve-se utilizar idade corrigida para realizar a introdução alimentar.

Esse é só o começo, só o que vocês precisam saber antes de começar a introdução alimentar, ok? Vamos falar muito sobre esse assunto, mas é importante que vocês fixem essas informações antes de qualquer coisa.

Fiquem calmas e confiantes que vai dar tudo certo!

Até a próxima.

Dra. Camille Donnabella


Residente de Pediatria
R. Bartolomeu Peranovich, 274
Centro, Atibaia - SP, 12940-610
(11) 4412-2525