O perigo do açucar

Assunto muito importante gente!

por Dra. Camille Donnabella


Sabemos que nada em excesso faz bem para nosso organismos, quando se trata de açúcar na alimentação das crianças a quantidade deve ser a mínima possível.

Lembrando que a recomendação é ZERO açúcar até os dois anos!

O consumo do açúcar em excesso está relacionado a problemas a curto e longo prazo. Por exemplo, a curto prazo podemos encontrar problemas como cáries dentárias, nutrição inadequada da criança, diminuição da infesta de cálcio, ferro e vitamina A por conta da substituição do uso do açúcar pelo leite materno ou fórmula. Principalmente quando o assunto é açúcar na forma líquida (sucos, néctar das frutas, refrescos e bebidas adocicadas), pois as bebidas açucaradas não promovem saciedade quando comparada à forma sólida, levando a maior ingestão de calorias. Já a longo prazo o excesso do açúcar contribui para a obesidade, doença cardiovascular, diabetes tipo 2 e queixas gastrointestinais.

Portanto a melhor forma para evitar as doenças citadas é controlar a ingestão de açúcar, e não estamos falando apenas de balas, doces,e outras, mas também do consumo exagerado de carboidratos, como o macarrão. É recomendado o uso de massas integrais e o prato da criança não deve contar apenas o carboidrato, mas proteínas, verduras e gorduras nas porções adequadas.

Prestem atenção papais, o açúcar presente nas frutas é importante sim, mas é necessário moderação, ok? Dando SEMPRE preferencia pela fruta in natura do que ao suco da fruta, uma vez que na forma de suco a frutos (açúcar) é o que predomina e também precisamos de uma fruta maior, ou seja, aumenta o consumo e sacia menos.

O uso de adoçantes deve ser orientado e prescrito pelo pediatra, não faça sem orientação, certo? O ideal é que não seja usado!

Olhem essa tabela e vejam o máximo de açúcar que deve estar presente por dia na vida das nossas crianças de acordo com o Comitê de Nutrição da Sociedade Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição (ESPGHAN):

- 2 a 4 anos: 15-16 gramas/ dia
- 4 a 7 anos: 18-20 gramas/ dia
- 7 a 10 anos: 22-23 gramas/dia
- 10 a 13 anos: 24-27 gramas/dia
- 13 a 15 anos: 27-32 gramas/dia
- 15 a 19 anos: 28-37 gramas/dia

Espero ter ajudado, fiquem atentos ao consumo do açúcar hein?!

Até a próxima!

Dra. Camille Donnabella


Residente de Pediatria
R. Bartolomeu Peranovich, 274
Centro, Atibaia - SP, 12940-610
(11) 4412-2525